Páginas

quinta-feira, 29 de março de 2012

RN fica em 2º lugar no atendimento de crianças na educação infantil

 
O Rio Grande do Norte ficou em segundo lugar nas taxas de atendimento de crianças na educação infantil, perdendo apenas para o estado do Ceará. O limite na região potiguar foi de 90%. Dos cinco primeiros colocados, quatro são da região Nordeste. O estado de Rondônia ficou em último colocado, com o valor de 57,1 %. Os dados são de 2010 e só foram divulgados agora.

Nos últimos dez anos, a taxa de atendimento das crianças de 4 e 5 anos na escola cresceu 55,8%. Em 2010, foi de 80,1%. Entretanto, mais de 1,1 milhão de crianças dessa faixa etária não frequentam a escola, de acordo com levantamento do Movimento Todos pela Educação.

Uma emenda constitucional, aprovada em 2009, estabelece que a pré-escola seja uma etapa obrigatória no país, assim como o ensino médio. O Novo Plano Nacional de Educação (PNE) coloca como um dos desafios do país é incluir todas as crianças de 4 e 5 anos nas redes de ensino até 2016.

Kátia Lanzillo, diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação (SME), diz que recebeu essa notícia com muita alegria, visto que estão tentando seguir o novo Programa Nacional de Educação.

Priscila Cruz, diretora executiva do Movimento Todos pela Educação, disse a Agência Brasil que o baixo atendimento no início da década passada estava ligado, inclusive, a fatores culturais: muitas famílias não consideravam importante mandar os filhos para a escola antes do ensino fundamental, já que a pré-escola era vista apenas como um espaço para a criança brincar.

Kátia Lanzillo disse que apesar de ainda existir a falta de informação, essa visão está mudando. “Hoje, os pais estão sabendo a importância da pré-escola”, disse. Lanzillo ressaltou a grande procura de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), em Natal, para o ano letivo de 2012 em que algumas unidades tiveram filas para a matrícula.

A procura pelas CMEIs foi tão grande que alguns alunos foram redirecionados para as escolas particulares conveniadas da SME, através do Programa Escola Para Todos (PPET).

A tendência é que a população de 4 e 5 anos diminua nos próximos anos. Há previsão de uma queda de 22% da população nessa faixa etária entre 2010 e 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário