Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2012

Maior feira estudantil de ciências do país tem representantes Umarizalenses

A maior feira estudantil de ciências e engenharia do país foi inaugurada nesta terça-feira (13) em São Paulo com a exposição de 325 projetos inovadores. A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em sua décima edição, traz trabalhos desenvolvidos por 743 estudantes de nível fundamental, médio e técnico, de todas as regiões do país.

Entre os projetos, está o de três alunos do Ensino Médio da Escola Estadual 11 de Agosto que produziram uma maquete mostrando em detalhes como uma cidade pode ser sustentada com o uso da energia eólica. “Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aero geradores - grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas têm a forma de um cata-vento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica”. Explicam os criadores do trabalho, Jonas Medeiros, Marcondes Matheus e Flávia Kaline.

Outro projeto da Escola 11 de Agosto foi produzido pelas alunas, Hilma Maria de Freitas, Sylvia Katherine e Clara Beatriz. Elas mostram em detalhes os benefícios e as doenças que podem ser transmitidas através do beijo. “Além do carinho, do afeto e das emoções compartilhadas durante o beijo na boca, as pessoas trocam saliva (fluido formado por 99% de água e que contém amilase, enzima digestiva que decompõe o amido contido nos alimentos), sais minerais e uma gama de micro-organismos, muitos deles causadores de doenças”.

Os alunos estão sendo coordenados pelo professor e orientador dos projetos, Everton Pinheiro. Os representantes de Umarizal e do Rio Grande do Norte retornam de São Paulo no próximo Domingo (18).
Fonte: Umarizal em fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário