Páginas

sábado, 28 de janeiro de 2012

Governo americano propõe parceria com a Educação do RN


A visita da representante especial do Departamento de Estado dos EUA a Secretaria Estadual da Educação na tarde da última quarta-feira (25) teve como motivo principal mostrar o interesse da administração Barack Obama em estabelecer parcerias com a Educação Pública do Rio Grande do Norte.
Na conversa com a titular da pasta da Educação, professora Betania Ramalho, Reta Jo Lewis abriu a perspectiva de parcerias envolvendo Estados Unidos e Seec em diferentes áreas.
A assessora especial da Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, propõe inicialmente parcerias nas áreas de combate e eliminação do racismo nas escolas, na cooperação em mega eventos, e no campo da Educação Técnica e Profissional.
Reta Jo Lewis afirmou que os motivos da visita são a busca por maior cooperação em ações bilaterais, dando prosseguimento ao Acordo assinado por Barack Obama e Dilma Rousseff, durante visita do presidente americano ao Brasil no ano de 2011. O objetivo é estabelecer parcerias entre estados americanos e brasileiros, com ênfase nos estados que sediarão os jogos da Copa do Mundo 2014.
A secretária Betânia Ramalho disse que no Rio Grande do Norte e no Brasil, o mais importante é fortalecer as populações menos assistidas, independente da cor da pele, com políticas públicas que garantam serviços públicos de qualidade e Educação de qualidade. "Temos o desafio de assistir bem a todos", afirma Betania Ramalho.
A secretária Betania Ramalho afirmou na oportunidade que a Seec pretende lançar um Edital visando a possibilidade de um intercâmbio entre alunos e professores, brasileiros e americanos, visando um comprometimento de formação continuada.
Sobre a proposta de parceria no campo da Educação Técnica e Profissional, a secretária Betania Ramalho disse ser interessante para a Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte. "Temos muito interesse na cooperação na área da Educação Técnica e Profissionalizante", completou Betania.
A proposta americana, buscando parceria na Educação Pública, pega de surpresa as autoridades do Governo do Rio Grande do Norte, mas é algo a ser abraçado. Os Estados Unidos avançaram muito no campo da Educação Profissional e Tecnológica, área em que o Rio Grande do Norte e também o Brasil estão apenas engatinhando.
A rede pública do Estado precisa, no mais breve espaço de tempo possível, deixar de se preocupar exclusivamente em preparar os alunos para exames vestibulares. Essa é uma tarefa que pode muito bem ficar à cargo das escolas particulares que, a exemplo do que acontece com setores da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), não querem largar o osso do vestibular.
Acompanharam a representante especial do Departamento de Estado dos EUA, Reta Jo Lewis, Zakiya Carr Johnson (assessora sênior do Departamento de Estado), Luis R. Alvarez Jr. (Oficial de Relações Exteriores do Departamento de Estado), e Leonel G. Miranda (Adido Político/Econômico do Consulado dos Estados Unidos).
fonte:tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário